![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiB605c9FahBsk-esD9TcoB58lVVJN_BDqueK8V4drGgTgkJt8h6MUXEYLkNzoUAPW2Qw3aNE1n8_I6RiFd05G7G1zQJ69et9qjlyt-47wkKpdTrBo1t_lhsZVPV1FsiZshU5i5agSHZMc/s320/emotie+-+%25C3%25A1rvores+ra%25C3%25ADzes+-+branca.jpg)
O dia da árvore é comemorado, no Brasil, no dia 21 de setembro, data que marca a entrada da primavera.
É quase redundante reafirmar a importância das árvores para o ser humano, mas é sempre bom lembrar: as árvores mantêm a umidade do ar e ajudam a diminuir a poluição, já que absorvem gás carbônico na queima de combustíveis. Mais árvores, mais oxigênio. Elas também mantêm a estrutura do solo firme, filtram poeira, nos dão madeira, frutos, matéria-prima para fabricação de papel e remédios, além de deixar as cidades com uma beleza natural. É sempre importante ter em mente que as árvores são mais antigas que os homens. A relação, portanto, deve ser de respeito.
O respeito às árvores e à natureza deve ser ensinado na infância - e mantido ao longo da vida. No entanto, o dia da árvore não pode ter o mesmo efeito passageiro de nacionalismo que a Copa do Mundo de Futebol traz. O brasileiro só tem orgulho de seu país durante os jogos, e isso não pode ser repetido no dia da árvore. Não basta dedicar atenção à vegetação nativa do Brasil apenas nesse dia, que é puramente simbólico. O brasileiro tem que preservar as árvores e o meio ambiente 365 dias por ano. Não só o brasileiro, mas o ser humano não deve pedir desculpas à natureza apenas nesse dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário